- Leitura e interpretação de texto estão presentes em mais de 50% das questões de língua estrangeira (inglês e espanhol), e em 33,3% das questões de língua portuguesa.
- Geometria está em 22,5% das questões de matemática durante o período. Escalas, razão e proporção, em 14,2% (confira ao fim da reportagem uma lista com os temas mais recorrentes).
As provas de linguagens e matemática são as que somam mais questões no Enem. Em números absolutos, caíram 336 questões de leitura e interpretação na prova de português, 60 em espanhol e 59 em inglês. Na prova de matemática foram 253 questões de geometria e 160 de escala, razão e proporção ao longo do período.
O primeiro dia, em 21 de novembro, terá 45 questões de linguagens; 45 questões de ciências humanas (que inclui história, geografia, filosofia, e sociologia); e a redação.
O segundo dia de aplicação, em 28 de novembro, terá 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza (biologia, física e química).
Em 2020 o Enem teve uma mudança em relação às questões de história. "Geralmente, as provas de história e geografia tinham número de questões equilibrados, mas em 2020 teve 38% das questões de geografia e 32% de história. Caiu mais Brasil colônia e história política, e menos história do Brasil", analisa. "Só apareceu uma questão sobre ditadura, no Enem digital. Nos outros anos, este era um tema que aparecia bastante."