terça-feira, 28 de setembro de 2021

Temas mais cobrados no Enem

Análise de dados realizada pelo SAS Plataforma de Educação nas provas de 2009 até 2020 aponta que:
  • Leitura e interpretação de texto estão presentes em mais de 50% das questões de língua estrangeira (inglês e espanhol), e em 33,3% das questões de língua portuguesa.
  • Geometria está em 22,5% das questões de matemática durante o período. Escalas, razão e proporção, em 14,2% (confira ao fim da reportagem uma lista com os temas mais recorrentes).

As provas de linguagens e matemática são as que somam mais questões no Enem. Em números absolutos, caíram 336 questões de leitura e interpretação na prova de português, 60 em espanhol e 59 em inglês. Na prova de matemática foram 253 questões de geometria e 160 de escala, razão e proporção ao longo do período.

O primeiro dia, em 21 de novembro, terá 45 questões de linguagens; 45 questões de ciências humanas (que inclui história, geografia, filosofia, e sociologia); e a redação.

O segundo dia de aplicação, em 28 de novembro, terá 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza (biologia, física e química).

Em 2020 o Enem teve uma mudança em relação às questões de história. "Geralmente, as provas de história e geografia tinham número de questões equilibrados, mas em 2020 teve 38% das questões de geografia e 32% de história. Caiu mais Brasil colônia e história política, e menos história do Brasil", analisa. "Só apareceu uma questão sobre ditadura, no Enem digital. Nos outros anos, este era um tema que aparecia bastante."


 

         

             

         
           
       
             
 
         

         

SJPiamarta

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog