Para que serve o Enem?
A nota do Enem pode ser usada para diversas finalidades. A seguir, entenda como fazer essa prova pode ajudar nos seus estudos e a conquistar o sonho de iniciar um curso superior.
ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) visa oferecer bolsas de estudo parciais e integrais para as mais variadas universidades privadas de todo o país, independentemente da região — com ele, você pode morar no Sudeste e conseguir uma oportunidade para fazer uma graduação no Nordeste, por exemplo.
Esse programa costuma acontecer duas vezes por ano (em janeiro e no segundo semestre), prestigiando mais de 200 mil alunos do país. Para participar da seleção, no entanto, é preciso realizar o Enem mais recente, obter uma pontuação média acima de 450 e não zerar a redação.
Além disso, existem outros requisitos para participar do ProUni, como:
● ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégios particulares;
● ser professor com cargo permanente na rede pública de ensino;
● ser pessoa com deficiência (PcD) — aqui, não é preciso ter concluído todo o ensino médio em escola da rede pública ou ter bolsa integral na rede privada.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outro programa do Ministério da Educação (MEC) que auxilia a entrada e permanência nos cursos de ensino superior. Nesse caso, é oferecido um financiamento estudantil com os menores juros, podendo chegar a zero, para estudar em instituições de ensino privadas.
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio também serve para concorrer a esse programa.
O Fies permite que o aluno pague o curso apenas após a sua conclusão, contribuindo mensalmente com parcelas significativas durante a graduação.
Porcentagem da nota na faculdade
A nota do Enem também permite entrar diretamente na universidade, seja pública ou privada. Para o primeiro caso, há o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferece diversas vagas para as mais variadas instituições de ensino públicas do país duas vezes ao ano.
Além disso, várias instituições de ensino superior (IES) privadas oferecem a possibilidade de utilizar a pontuação obtida no Enem para o ingresso, substituindo o seu vestibular próprio.
Algumas delas também utilizam o desempenho no Enem como uma porcentagem para a nota final de seu vestibular, sendo necessário realizar outras provas em seu processo seletivo. Tudo vai depender do local escolhido para iniciar os seus estudos no ensino superior e da forma de ingresso adotada pela instituição.
Mas, então, o que é o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova produzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizada anualmente. Criado em 1998, a sua proposta inicial era avaliar o desempenho dos alunos que se formavam no ensino básico, tornando-se, ao longo dos anos, um dos principais métodos de ingresso nos cursos superiores.
O exame consiste na realização de duas provas — divididas em quatro cadernos — e uma redação. Por conta disso, é realizado em dois domingos nos últimos meses do ano, com duração de, aproximadamente, 5 horas.