terça-feira, 29 de junho de 2021

Pra que serve o Enem?








Para que serve o Enem?

A nota do Enem pode ser usada para diversas finalidades. A seguir, entenda como fazer essa prova pode ajudar nos seus estudos e a conquistar o sonho de iniciar um curso superior.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) visa oferecer bolsas de estudo parciais e integrais para as mais variadas universidades privadas de todo o país, independentemente da região — com ele, você pode morar no Sudeste e conseguir uma oportunidade para fazer uma graduação no Nordeste, por exemplo.


Esse programa costuma acontecer duas vezes por ano (em janeiro e no segundo semestre), prestigiando mais de 200 mil alunos do país. Para participar da seleção, no entanto, é preciso realizar o Enem mais recente, obter uma pontuação média acima de 450 e não zerar a redação.


Além disso, existem outros requisitos para participar do ProUni, como:

● ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégios particulares;

● ser professor com cargo permanente na rede pública de ensino;

● ser pessoa com deficiência (PcD) — aqui, não é preciso ter concluído todo o ensino médio em escola da rede pública ou ter bolsa integral na rede privada.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outro programa do Ministério da Educação (MEC) que auxilia a entrada e permanência nos cursos de ensino superior. Nesse caso, é oferecido um financiamento estudantil com os menores juros, podendo chegar a zero, para estudar em instituições de ensino privadas.

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio também serve para concorrer a esse programa.

O Fies permite que o aluno pague o curso apenas após a sua conclusão, contribuindo mensalmente com parcelas significativas durante a graduação. 

Porcentagem da nota na faculdade

A nota do Enem também permite entrar diretamente na universidade, seja pública ou privada. Para o primeiro caso, há o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferece diversas vagas para as mais variadas instituições de ensino públicas do país duas vezes ao ano.

Além disso, várias instituições de ensino superior (IES) privadas oferecem a possibilidade de utilizar a pontuação obtida no Enem para o ingresso, substituindo o seu vestibular próprio.

Algumas delas também utilizam o desempenho no Enem como uma porcentagem para a nota final de seu vestibular, sendo necessário realizar outras provas em seu processo seletivo. Tudo vai depender do local escolhido para iniciar os seus estudos no ensino superior e da forma de ingresso adotada pela instituição.

Mas, então, o que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova produzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizada anualmente. Criado em 1998, a sua proposta inicial era avaliar o desempenho dos alunos que se formavam no ensino básico, tornando-se, ao longo dos anos, um dos principais métodos de ingresso nos cursos superiores.


O exame consiste na realização de duas provas — divididas em quatro cadernos — e uma redação. Por conta disso, é realizado em dois domingos nos últimos meses do ano, com duração de, aproximadamente, 5 horas.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Enem 2021: a um dia do início das inscrições, veja o que fazer para participar



Um dos momentos mais aguardados pelos estudantes que querem ingressar no ensino superior se aproxima. Na próxima sexta-feira (30) iniciam as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes interessados em participar devem se inscrever através da Página do Participante, até o dia 14 de julho.

Neste mesmo período, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, também receberá as solicitações de atendimento especializado. Já os pedidos de tratamento pelo nome social deverão ser feitos a partir de 19 de julho.

Para acessar a Página do Participante é preciso ter o login único dos portais gov.br, que também permite acompanhar a situação das solicitações e entrar com possíveis recursos. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br. No ato da inscrição, o participante precisa informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade do Enem 2021 deseja realizar (impressa ou digital).

Nesta edição, tanto a versão impressa quanto a digital serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro e terão as mesmas provas, com itens iguais.

O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil.  Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e demais programas do governo como Programa Universidade para Todos (Prouni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para o estudante Víctor Mesquita, este é um momento muito esperado nesse ano. Ele sonha com a graduação em Engenharia Civil e vê no Enem a oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos. “A pandemia me ajudou a me preparar para esse momento. Fiz muitos cursos on-line, estudei bastante e me sinto preparado para as provas. Sei que com o Enem eu posso conseguir ingressar no ensino superior no curso que eu sempre sonhei fazer”, revela.

Com as notas do Enem, os estudantes também podem se candidatar a vagas nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

TAXA DE INSCRIÇÃO

O valor da taxa de inscrição é de R$85 reais, seguindo o mesmo valor da última edição. Os candidatos pagantes, que são aqueles que não têm direito ou não conseguiram aprovação da isenção da taxa de inscrição, terão até o dia 19 de julho para fazer o pagamento do Guia de Recolhimento da União (GRU) e confirmar a participação na prova. Quem teve o benefício da isenção concedido fará a avaliação gratuitamente.

O boleto é gerado automaticamente pelo sistema ao finalizar a inscrição. O participante deve baixar o documento e fazer o pagamento em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

TREINEIROS

Nesta edição, os participantes que se inscreverem para conhecer a prova, na condição de “treineiros”, deverão realizar a inscrição para o Enem impresso, pois o Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa neste ano.

ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS

Conforme o edital do Enem, o participante que necessitar de atendimento especializado deverá informar, no ato da inscrição, as condições que motivam a solicitação. Para esta edição, o Inep anunciou que a versão digital, realizada pela primeira vez na edição passada, terá recursos de acessibilidade para a realização do exame. Os participantes que tiverem pedido de atendimento aprovado pelo Inep poderão realizar, por exemplo, prova ampliada, superampliada ou com contraste.


Fonte: Diário do Nordeste

Ainda conforme o edital será permitido que o participante com atendimento especializado use materiais próprios que auxiliem na realização da prova no computador, caso seja necessário. Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), tempo adicional e salas acessíveis também são recursos previstos no edital da modalidade digital.

SJPiamarta

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil

Pesquisar este blog